quarta-feira, 29 de junho de 2011

Religar para viver


É comum ao andarmos por ai depararmos com pensadores em atividade que, por um descuido, sem meditar profundamente no que expressam, fazem ecoar alguns ditos populares que marcaram época e formataram a opiniões colocando fim a algumas discussões, como por exemplo; “futebol, religião..., não se discutem e fim de papo”.
Mas será que é assim? Como retomar tal discussão e não apenas te-la como um dogma que repousa sobre sua ingenuidade, por não ter sido explorado, dissecado e realmente compreendido?
Vale salientar a importância da Etimologia parte tão nobre da gramática que segundo os estudiosos do ramo, nos ajuda na origem e formação das palavras. Tal compreensão torna a discussão mais fundamentada e possibilita credibilidade às afirmativas.
Quando focamos a palavra “religião”, o que nos vem à mente é o conjunto de regras religiosas, deveres prestados a uma entidade e há quem comungue até mesmo com o sacrifício do bem mais precioso, a vida! Mas é preciso entendê-la etimologicamente, a fim de sermos sinceros corretos e principalmente eficazes em nossas falas e ações. Dado a nossa condição intelectual, não se admite que apenas recitemos dogmas mal discutidos, mal interpretados e alguns até ideologicamente colocados visando o controle de massas e proveito próprio em detrimento de vários.
Religião é verbo latim, é ação necessária, é religar algo desligado da origem, do todo, da vida! É encontro, realização, comunhão. Não comum comigo mesmo conforme prega a sociedade moderna, mas comunhão, com o supremo, com os pares e conseqüentemente com o meu eu. A religião se discute, se entende e se vive intensamente e se presta motivando a promoção do ser humano e o bem comum.
Por fim, entender é se libertar, conhecer é crescer e caminhar para frente, para o alto, desvencilhando-se de dogmas humanos, de prisões proporcionadas por sistemas ignorantes no sentido etimológico da palavra. Vale a pena pensar e se deixar religar, pois carecemos disso.

Postado por Leno Costa, Teólogo, um dos autores do blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário

Leia as regras: Todos os comentários são lidos e moderados previamente. Serão publicados aqueles que respeitarem as regras abaixo:
1. Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
2. Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
3. Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
4. Não serão aceitos comentários que violem qualquer norma vigente no Brasil; ou que manifeste caráter de calúnia, difamação, injuria, preconceito religioso, racista ou de opção sexual;
5. Caso deseje fazer alguma denúncia envie por e-mail sepensador@gmail.com, que vamos averiguar a veracidade das informações, sendo esta verdadeira e de interesse coletivo, será divulgado, resguardando a fonte.
OBSERVAÇÕES:
1. Comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog e de seus adminstradores;
2. Os administradores do Blog se reservam o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.