quinta-feira, 30 de junho de 2011

Somos o que pensamos?



O que era verdade em outras culturas há mais de mil anos está sendo comprovado por neurocientistas: Somos o resultado do que pensamos.
Cada pensamento que temos gera uma emoção, e cada emoção mobiliza um circuito hormonal que terá impacto em trilhões de células.
Pensamentos positivos, de entusiasmo, alegria, bem-querer promovem a secreção de Serotonina – substância responsável pelo humor, sensação de bem-estar, regulação do sono, apetite, atividades motoras e funções cognitivas.

Da mesma forma, pensamentos negativos como de raiva, culpa, ressentimento, impaciência, desconfiança, medo facilitam a secreção de Cortisol – chamado o hormônio do stress que afeta os sistemas fisiológicos e imunológicos, provocando insônias, depressão, alterações de humor, perda muscular, retenção de líquidos, aumento da gordura abdominal e mesmo a compulsão alimentar.

O que a biologia nos alerta, podemos ilustrar através de um ciclo: Pensamentos, emoções, comportamento, resultado.

Pensamentos positivos levam a atitudes positivas, por conseguinte, essas atitudes positivas levam a um comportamento positivo e este a um resultado positivo que produzirá novos pensamentos positivos. Mas o contrário também acontece. O que podemos ver é que se trata de um ciclo, que pode ser positivo ou negativo.

Os estudos da Psicologia Comportamental demonstram que podemos condicionar nosso próprio comportamento e dos demais com as atitudes que queremos.
Quando aplicarmos positivamente nossos pensamentos teremos condições de lidar com tudo que vivemos de forma mais gratificante e produtiva. Sentimo-nos melhores. As pessoas ao nosso redor também sentem e passam a reagir conforme nossas atitudes.

Mas lembre-se, apenas pensar positivamente não lhe dará resultado prático. É necessário agir. Os fatores negativos continuarão existindo, porém quando começamos nossas atividades diárias emitindo pensamentos positivos, estaremos influenciando nossas emoções, comportamentos e resultados; assim como das pessoas que convivem conosco.

Portanto, comece agindo hoje, remova os velhos e ineficazes paradigmas, dogmas e pré-conceitos. Experimente diariamente coisas novas. Faça a pessoa ao lado feliz!!! Abra sua mente para novas possibilidades!! Arrisque! Desfrute as novas oportunidades!! Pense positivamente sobre você e tudo que está a sua volta.