sábado, 16 de julho de 2011

Quem será quando crescer?



Quando criança, quem imaginava ser quando adulto?
Que imagem de si projetava para o futuro?
É irônico como a maioria das pessoas, não é aquilo que gostariam de ser. Médicos que gostariam de ser pilotos, engenheiro que sonhavam em ser comediante e o campeão de todos, marceneiros, policiais, bombeiros, enfermeiros, dentista...que queriam ser jogadores de futebol.
Se não fosse quem é, quem gostaria de ser?
Temos a tendência ao longo da vida de criarmos determinados padrões que nos servem como guia. Uma das características desses padrões é se perpetuar em nosso interior, servindo como uma referencia para tomada de decisões sejam pessoais (sentimentais) ou profissionais. E acostumamos repetir padrões, nos convencendo que o nosso caminho nos levou até ali e que não existem outras estradas.
Será que somos realmente essa imagem que criamos? É o verdadeiro eu?
Não será uma armadilha a simples busca da aprovação das pessoas, o reconhecimento da sociedade, a admiração dos colegas? Consigo perceber que enquanto os outros me categorizam, corro o risco de me tornar refém na tentativa da manutenção daquela imagem, por mais distorcida que seja?
Deixamos que qualquer idéia nos leve para qualquer caminho, sem a percepção do que nos transformaremos até chegar ao destino?
Posso ser quem quiser?Estou feliz com quem sou?



Se a única coisa constante no universo é a mudança, porque somos tão avessos a ela, se é inevitável? Tudo a nossa volta está mudando constantemente e cada vez mais rapidamente. Se sinto que não consigo acompanhar essas mudanças externas, o que fazer? E se alguns desses padrões que criei estão me bloqueando? A resposta seria a mudança, mas como mudar?
Paradigmas é o modo como vemos o mundo, quando você quebra paradigmas triplica as possibilidades em sua vida. Se tiver coragem de romper laços, quebrar padrões e não precisar da aprovação dos outros, você pode se transformar no que quiser.
Comece a pensar diferente, ver as pessoas com outros olhos, rompa padrões, veja o que não costuma ver, vá onde nunca foi, leia mais, sorria mais, converse mais, repare mais nas pessoas e na vida, não tenha medo de se arriscar, surpreenda-se, mude o assunto, não tenha medo de ser incompreendido, encare sua humanidade sabendo que sempre será cheio de ambiguidades. Convença-se que temos defeitos e como humanos sempre teremos. Não tenha medo se ser humano, não se compare com ninguém, se apaixone, perdoe, ame, pergunte, questione, pense, erre, acredite, seja simples, agradeça sempre, a vida acontece a medida que se expõe a ela.
A decisão de sua vida está em suas mãos, é apenas questão de escolha, mas para isso é preciso coragem e pagar o preço.
Quem você vai querer ser quando crescer?