quarta-feira, 21 de setembro de 2011

COMO LIVRAR-SE DA AUTOSABOTAGEM



Por diversas vezes você já deve ter ouvido falar em autosabotagem. Mas, você sabe realmente o que é? Sabe o que significa? Pode ser que você nem saiba definir o significado, mas com certeza já experimentou momentos em que decidiu agir de um jeito e na hora H agiu de outro. Não raras vezes, você já teve a impressão de que duas pessoas diferentes vivem dentro de ti, cada uma querendo algo diferente e ao final, ganha aquela que tiver mais força. Isso é autosabotagem.

Ao olhar no espelho pode perguntar: Como acontece isso? Há dentro de mim um inimigo? Mais ou menos, a autosabotagem age realmente como um inimigo que preferencialmente aparece para fazer com que seu plano nunca dê certo. Ela se esconde dentro de você e silenciosamente age potencializando seus medos, suas ansiedades, criando várias dificuldades e bloqueando vários setores de sua vida; o impede de ter disciplina, de se organizar físico e mentalmente e entre outras coisas, produz uma inquietação fazendo com que você, viva criando desculpas para não conseguir decidir, quebrar barreiras e atingir seus objetivos.

Porque a autosabotagem é tão "poderosa em atrapalhar meus planos"?

Primeiro temos que entender como funciona o que chamamos de paradigma. Um paradigma é um modelo, um padrão e apesar de um significado tão simples, sobre as pessoas ele funciona como óculos escuros num ambiente de pouca luz e produz uma distorção na percepção da realidade e portanto funcionando como um autosabotador que limita habilidades , competências e resultados.



Dentro de nosso cérebro ele cria a dúvida de ser ou não capaz de superar os obstáculos e por esta razão, sem perceber você fica cultivando um sentimento oculto de covardia interior que cria armadilhas para si mesmo.

Para alcançar-mos algo nesta vida, temos que nos sacrificar. Ocorre que o cérebro tem como finalidade principal a autopreservação e a preservação da espécie e portanto identifica o "sacrifício" como algo ameaçador, por essa razão eleva o nível de estresse e por fim, isso acaba bloqueando as capacidades necessárias para um bom desempenho, seja criando um estado de confusão, seja criando um conflito entre fazer o que gosta X sacrificar-se para atingir um objetivo.



Para o cérebro esforço tem a conotação de dificuldades e desprazer . O simples pensamento de executar qualquer coisa penosa diminui drasticamente nosso desempenho, a sensação é de subir uma imensa montanha todos os dias. Esse tipo de sintoma no contexto da aprendizagem é responsável pelo desânimo que compromete a capacidade de compreender, lembrar e aprender.

Na vida, tudo que repetimos e vivenciamos com freqüência torna-se um padrão (paradigma) e como já vimos o padrão de sacrifício não é nada animador. Para mudar esse padrão desagradável e limitante é preciso criar um recurso que o conduza a um estado mais animador e estimulante. O que fazer então para mudar esse paradigma agindo de forma mais coerente e eficiente em relação aos resultados que deseja?



Motivação é a força motriz que nos impulsiona de maneira eficiente para a produção de resultados.

Mude suas referências, reprograme a forma de pensar de forma eficiente. No lugar de pensar e dizer que é preciso muito sacrifício nas tarefas, pense e declare que decidiu ter mais dedicação nas tarefas. Isso o coloca no controle da situação porque passa a ser uma decisão (escolha) e não uma necessidade (obrigação -> sacrifício), além do que dedicar (oferecer-se com afeto), dá ao cérebro um estímulo de prazer. É possível que no início da mudança de paradigma, ocorra um certo conflito interno, afinal, mudar de opinião é mais simples do que mudar de atitude, contudo, com um pouquinho de disciplina você conseguirá desenvolver um outro padrão de pensamento mais compensador. Quando vier a sua mente a idéia de sacrificar-se, inverta para a idéia de DEDICAR-SE.

As coisas e situações podem ter um nível de dificuldade, mas isso não é impossibilidade . Quanto mais dedicação houver, mais facilidade, mais alegria você sentirá; e a região do cérebro responsável pela sensação de recompensa (ativado por ideias e atitudes) produzirá substancias dopaminérgicas responsáveis pela motivação e prazer.

Lembre-se seu único concorrente é você, afinal você só precisa de uma vaga. Não se preocupe com os outros. Ocupe-se de você. Mantenha seu foco, para alcançar suas metas!



Para ajudar-lhe a eliminar os paradigmas limitantes e alinhar seus desejos com suas idéias - pensamentos e comportamentos mais eficientes, para conquistar seus sonhos, você tem uma poderosa ferramenta, o COACHING.


www.americancoaching.com.br


Leonardo Moreira
COACH

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário

Leia as regras: Todos os comentários são lidos e moderados previamente. Serão publicados aqueles que respeitarem as regras abaixo:
1. Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
2. Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
3. Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
4. Não serão aceitos comentários que violem qualquer norma vigente no Brasil; ou que manifeste caráter de calúnia, difamação, injuria, preconceito religioso, racista ou de opção sexual;
5. Caso deseje fazer alguma denúncia envie por e-mail sepensador@gmail.com, que vamos averiguar a veracidade das informações, sendo esta verdadeira e de interesse coletivo, será divulgado, resguardando a fonte.
OBSERVAÇÕES:
1. Comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog e de seus adminstradores;
2. Os administradores do Blog se reservam o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.