quinta-feira, 14 de junho de 2012

A tristeza faz parte da vida!


ü  Jesus chorou. João 11:35
ü  Então Jesus foi com seus discípulos para um lugar chamado Getsêmani e lhes disse: “Sentem-se aqui enquanto vou ali orar”. Levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se. Disse-lhes então: “A minha alma está profundamente triste, numa tristeza mortal. Fiquem aqui e vigiem comigo”. Indo um pouco mais adiante, prostrou-se com o rosto em terra e orou: “Meu Pai, se for possível, afasta de mim este cálice; contudo, não seja como eu quero, mas sim como tu queres”. Mateus 26: 36-39
ü  Quando Jesus chegou perto de Jerusalém e viu a cidade, chorou com pena dela e disse:
- Ah! Jerusalém! Se hoje mesmo você soubesse o que é preciso para conseguir a paz! Mas agora você não pode ver isso. Pois chegarão os dias em que os inimigos vão cercá-la com rampas de ataque, e vão rodeá-la, e apertá-la de todos os lados. Eles destruirão completamente você e todos os seus moradores. Não ficará uma pedra em cima da outra, porque você não reconheceu o tempo em que Deus veio para salvá-la. Lucas 19: 41-44

Ø  Conceito de Tristeza: É um estado de espírito. É uma resposta natural de nosso organismo frente às frustrações reais e subjetivas. Ocorre quando se têm perdas ou derrotas na vida. Quando se perde uma pessoa amada, quando se deixa de alcançar determinado resultado, quando não se conquista o desejo do coração, quando não alcançamos as coisas no nosso tempo.
“Ah irmão Raul estou tão depressiva!”. Depressão não é o mesmo que tristeza. Depressão é um estado de desequilíbrio dos sentimentos e do organismo humano. É uma tristeza intensa e profunda na alma. A depressão é uma doença e precisa ser tratada, tanto no mundo espiritual quanto físico!
Ø  A pós-modernidade (cultura, ciência e sociedade do século XXI) nos ensina que a maior conquista do ser humano é a felicidade. E para alcança-la devemos fazer qualquer coisa! Trocar de emprego se não estamos felizes! Largar mão de uma grande oportunidade se a alegria não se faz presente em nossos corações! Trocar de companheiro se este ou aquele não nos faz feliz! Vale mais viver um minuto de intensa felicidade do que uma eternidade de companheirismo e dedicação. Vale mais um beijo intenso por um minuto do que andar uma eternidade de mãos dadas!
Será que tudo isso é uma verdade? Não, os fins não justificavam os meios! Passar por cima, destruir, matar, tirar a felicidade dos outros, roubar e destruir não passa de um momento e felicidade passageira. E nós sabemos que tudo isso é o papel de Satanás! Precisamos entender a origem da nossa tristeza, para que possamos superá-las e seguir adiante.
Ø  Uma fonte de tristeza humana é o próprio homem. Quanto o homem ou a mulher não se aceitam a tristeza se torna uma companheira presente. “Não sou capaz! Eu não mereço! Eu não sou bonita! Eu não consigo!” Tudo isto não passa de baixa estima e autoflagelação. Jesus não veio para nos condenar, mas para libertar os cativos e oprimidos de coração!
ü  “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.” Mateus 11:28

Ø  O ser humano é outra fonte de tristeza. As pessoas nos decepcionam nos rejeitam e nos faz sentir menor do que realmente somos. Não seja um promotor de tristeza!  Tem pessoas que são negativistas e propagam a guerra e a discórdia. Tem pessoas que conseguem entristecer até o próprio Espírito Santo.
“E não façam com que o Espírito Santo de Deus fique triste. Pois o Espírito é a marca de propriedade de Deus colocada em vocês, a qual é a garantia de que chegará o dia em que Deus os libertará.” Efésios 4:30
Ø  O ter é outra fonte de tristeza. O homem é um ser material. É dependente de ter, possuir e conquistar. Quando não conquistamos frustramos! Jesus disse em Mateus 6:33: “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.” O ter nos conduz a um mundo de vaidades, de soberba e presunção!
Precisamos buscar as coisas espirituais: o amor, o relacionamento, a devoção a Deus e a intimidade com o Espírito Santo, o nosso Consolador!  Ser é melhor e mais importante que ter! Seja simples, seja verdadeiro, seja amigo, seja trabalhador, seja servo e seja dependente de Deus!
Ø  E por último o pecado. O pecado nos afasta de Deus, quando não estamos próximo dEle sentimos um vazio constante, desmotivado e incapacitado. Em Cristo somos mais que vencedores!
ü  “Pois são os pecados de vocês que os separam do seu Deus, são as suas maldades que fazem com que ele se esconda de vocês e não atenda as suas orações.” Isaías 59:2

Ø  Como superar então a tristeza? A relação com a tristeza nos leva a pensar sobre as situações naturais da vida, principalmente àquelas nos causas frustrações, e nos motivam a buscar soluções, ou seja, uma tristeza é um mecanismo psíquico que nos dá Condições de reflexão sobre nós mesmos, inclusive para evitar uma repetição do erro.
Ø  Não podemos parar! É preciso continuar vivendo e sonhando! A Bíblia diz que "Aquele que sai andando e chorando enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes." Salmo 126:6.

Ø  É preciso procurar auxílio! O apóstolo Paulo nos Revelou que, em muitos momentos de dificuldades em sua vida, quando a tristeza invadia o seu ser, ele procurava uma ajuda de Deus, e o Senhor o consolava com uma companhia e o carinho dos irmãos e amigos em Cristo (ver 2 Coríntios 7 :5- 10; Filipenses 2:25).

Ø  É preciso crer e ter fé em Jesus Cristo! Ele é a nossa verdadeira Esperança e o Príncipe da Paz! A Bíblia diz que a ALEGRIA do Senhor é a nossa força!
Jeremias é reconhecido como o profeta chorão! Escreveu Lamentações, mas é reconhecido por ser um dos maiores profetas do Velho Testamento. Davi nos Salmos 51 expressa um momento de angustia, mas é reconhecido como “homem segundo o coração de Deus”! Ana chorou ao demonstrar sua tristeza por sua incapacidade de gerar vida, mas não desistiu de sonhar.
Tristeza não é pecado. É sentimento! Tristeza não mata! Apenas nos leva diante das nossas próprias fraquezas e nos fazer reconhecer dependentes do Pai!
ü  "Ao anoitecer pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã." Salmo 30:5
ü  "Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados". Mateus 5:4
ü  Jesus Cristo, o Príncipe da Paz nos disse: "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize." João 14:27
Autor: Ir. Raul Nogueira
03/Junho/2012