terça-feira, 6 de setembro de 2011

DEIXAMOS UM LEGADO?

O que faria se restasse apenas 30 dias para viver? Pense numa lista com 10 coisas que faria ou deixaria de fazer nesse período. O tempo não pára e a ampulheta da sua vida está escorrendo!



“A melhor forma de viver a vida é investir em algo que ultrapasse a sua própria duração.” William James – Psicólogo norte-americano


O ser humano tem quatro necessidades básicas: viver, aprender, amar e deixar um legado. Viver apenas por viver torna as pessoas marionetes do ambiente e comportamento, elas apenas reagem aos acontecimentos e se tornam vítimas das circunstâncias, preferindo culpar os outros por todos os seus problemas em vez de trabalhar em seu próprio desenvolvimento e na realização de seu potencial. E por mais que mudem de lugar, continuam vivendo os mesmos problemas, já que estes problemas não fazem parte do ambiente, mas da própria pessoa.

O homem nasceu para aprender não apenas um período determinado por um sistema, ele nasce aprendendo e morre aprendendo, é o que chamamos de Auto-desenvolvimento, que se inicia pelo Auto-conhecimento; somente aquele que conhece a si mesmo é capaz de traçar um plano eficaz de Auto-desenvolvimento. O principal objetivo do homem seria transformar o ambiente por meio de suas atitudes, e não deixar-se transformar por ele. À medida que conscientizamos que além de vivermos em um ambiente que nos impõe limites, temos a necessidade de explicitarmos nossos valores, nossas crenças, transformar nossas capacidades e comportamentos e, atingir um nível de identidade e espiritualidade que realmente gera mudanças na vida das pessoas, ou seja, ter missão, visão e propósito.



Entre viver na posição de vítima ou de expectador da sua própria vida e assumir o papel de protagonista, é uma questão de escolha. É você quem escolhe! Ao ser líder do próprio pensamento, o homem tem a oportunidade de direcionar a sua inteligência, e a conseqüência de ter pensamentos positivos são comportamentos e resultados positivos, e por conseguinte pensamentos positivos; formando um ciclo virtuoso.

Todos buscamos resposta para o nosso propósito de vida, que é o motivo pelo qual você está vivo nesta terra, que o faz lembrar quem você é, e o impacto que causa na vida das pessoas e no planeta.

Para isso, é necessário lembrar que todas as áreas de nossa vida (Profissional, Financeira, Intelectual, Emocional, Espiritual, Física, Familiar, Relacionamento Íntimo, Social e Lazer) se relacionam de alguma maneira, e é justamente o equilíbrio entre elas que nos leva à conquista daquilo que sonhamos como nossa grande Missão de Vida.

Conhecer nosso legado também pode nos ajudar na definição da missão. Legado não são os bens que vamos deixar, tampouco o que queremos que os outros pensem a nosso respeito quando deixarmos este mundo. Aliás, não é necessário morrer para deixar um legado, como a maioria das pessoas pensam.
Legado é a herança imaterial que você deixa quando vai embora. É aquilo que propositadamente entrega para que o futuro seja melhor do que o presente.

Tudo isso nos leva à várias reflexões: O que você tem deixado de concreto nos lugares de onde sai para torná-los melhor? Você influenciou ou afetou a vida de alguém? Ensinou hábitos novos a alguém? Que tipo de influência você deixou? Que legado está deixando para seus filhos e as pessoas que ama? E para aquelas pessoas que você não conhece, mas que necessitam de sua ajuda direta ou indireta?

Nós não precisamos criar ou inventar uma missão, porque ela já existe. É apenas uma
questão de acessar nosso interior para descobrir o que está lá dentro. Cada ação que tomamos tem efeitos na humanidade. Uma visão mais ampla de sua responsabilidade, conexão e serviço ao próximo lhe impulsionará em direção à descoberta de sua Missão; que é simplesmente aquilo que precisamos fazer para nos realizarmos como seres humanos integrais e para quem pretende alcançar realização, prazer, felicidade e sentido em sua vida.



Reconheça sua importância, cada um de nós tem um propósito Divino em estar aqui, vivo neste mundo.

Que legado está deixando para seus filhos e as pessoas que ama? E para aquelas pessoas que você não conhece, mas que necessitam de sua ajuda direta ou indireta?


Leonardo Moreira
Coach

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário

Leia as regras: Todos os comentários são lidos e moderados previamente. Serão publicados aqueles que respeitarem as regras abaixo:
1. Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
2. Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
3. Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
4. Não serão aceitos comentários que violem qualquer norma vigente no Brasil; ou que manifeste caráter de calúnia, difamação, injuria, preconceito religioso, racista ou de opção sexual;
5. Caso deseje fazer alguma denúncia envie por e-mail sepensador@gmail.com, que vamos averiguar a veracidade das informações, sendo esta verdadeira e de interesse coletivo, será divulgado, resguardando a fonte.
OBSERVAÇÕES:
1. Comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog e de seus adminstradores;
2. Os administradores do Blog se reservam o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.